16 - Cadastrar com o comando save()

Nessa décima sexta etapa do tutorial de criando APIs com Spring Boot, iremos cadastrar dados utilizando o comando save().

O comando save() é responsável por cadastrar ou alterar registros em uma tabela no banco de dados. Não será necessário criar nenhum método para efetuar uma inserção na tabela, quando temos um repositório, automaticamente o método save() estará pronto para executarmos um cadastramento ou alteração.

Entendendo o conceito do comando save(), é importante saber que utilizamos uma annotation chamada @PostMapping, responsável por habilitar o uso da requisição do tipo POST. Se houver alguma rota que haja a necessidade de enviar dados que não sejam via url, precisaremos utilizar o @PostMapping.

Agora que entendemos o que faz o comando save() e a annotation @PostMapping, abra o controle e abaixo do nosso @Autowired, crie uma rota para efetuar o cadastro:

Execute a aplicação, abra o Thunder Client e faça o seguinte teste:

O retorno da nossa API será esse:

Conseguimos efetuar um cadastro! Enviamos um objeto contendo o nome e a idade, o retorno da nossa API foi o código, nome e idade.

Ficou com alguma dúvida? Confere o vídeo abaixo, tenho certeza que vai ajudar:

Fonte utilizada para a criação desse tutorial: