
7 - Modelo
Oi pessoal, essa é a sétima parte do nosso tutorial de criando APIs com Spring Boot, onde iremos aprender a trabalhar com os modelos.
O que é um modelo?
O modelo é uma representação de dados, ele vai ter duas funcionalidades importantes que são: a manipualção de dados e a criação de tabelas (veremos futuramente).
Quando trabalhamos com uma API, geralmente termos muitos dados para manipular, e como podemos tornar fácil essa transição de dados? Através de um objeto, que será criado a partir de um modelo. Todo o dado que você queira receber ou enviar de uma API que não seja por url, deverá ter um modelo para o Spring saber como trabalhar com determinadas informações.
As APIs conseguem integrar os dados com outras APIs ou uma estrutura front-end utilizando dados no formato JSON (JavaScript Object Notation), em projetos mais antigos era normal utilizar o XML (eXtensible Markup Language), porém o JSON é muito mais fácil de manipular, além de ter um processamento mais performático na maioria das vezes.
Antes de codificarmos nosso projeto, crie uma pasta chamada modelo e dentro da pasta, iremos criar um arquivo chamado: Pessoa.java:

Com a estrutura devidamente criada, podemos codificar nosso modelo. Inicialmente um modelo é composto por atributos e os métodos getters e setters, nas próximas etapas iremos implementar essa parte:

Se ficou com alguma dúvida para implementar o modelo, deixarei um vídeo explicando detalhadamente esse processo, espero que tenham entedido e gostado dessa etapa do nosso tutorial, até a próxima.
Fonte utilizada para a criação desse tutorial: