5 - Implementando controle

Na quinta parte do nosso tutorial de criando APIs com Spring Boot, iremos entender e implementar o uso de controles.

O que é o controle?

O controle tem como objetivo criar rotas em sua aplicação. Podemos exemplificar como uma url: http://www.ralflima.com/spring, note que o termo spring está em negrito, fazendo referência ao nome da rota criada no controle.

Outro ponto importante ao criar um controle, é saber utilizar as requisições. Em uma API podemos ter rotas de mesmo nome, porém que fazem ações diferentes, veja abaixo alguns exemplos de requisições:

  • Post: Cadastrar dados
  • Get: Listar dados
  • Update: Alterar dados
  • Delete: Remover dados

Há outros tipos de requisições, porém vamos focar nesses quatro, pois são os mais utilizados em projetos que envolvam APIs.

Annotations

As annotations servem para definirmos alguma funcionalidade extra em uma classe, atributo ou método. Se você já trabalha com o Java ou o C#, deve ter se deparado alguma vez com o comando @override. Veja abaixo algumas annotations que utilizaremos nessa etapa da aula:

  • @RestController: Informa que aquela classe será um controle
  • @GetMapping: Especifica que o método será uma rota com requisição Get, fazendo com que algum dado seja exibido

Agora que compreendemos o que é um controle, podemos implementar nosso projeto. Clique com o botão direito na pasta api, em seguida crie uma nova pasta chamada controle, dentro dela crie um arquivo chamado Controle.java:

Com o arquivo novo gerado, vamos implementar nossa primeira rota, responsável por retornar um Hello World!, implemente o código abaixo:

Vamos testar? Execute nossa aplicação, abra o navegador e digite: localhost:8080 e confira o resultado:

Abaixo segue o vídeo da implementação do nosso controle:

Fonte utilizada para a criação desse tutorial: